Para ingressar na atividade avícola, o produtor interessado deve analizar as vantagens e desvantagens que os diferentes setores da cadeia oferecem. Quando analisamos os custos de produção, por exemplo, a avicultura de postura e a avicultura de corte possuem diferenças que variam de região para região.
Para saber qual setor da cadeia seria o mais interessante para a construção de um novo empreendimento, técnicos da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) recomendam consultar as tabelas de custo de produção, oferecidas pela Embrapa Suínos e Aves, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “No Paraná, por exemplo, dados de custo de produção de 2009 informam que uma dúzia de ovos sai por R$ 1,18. Já o quilo da carne de frango custaria R$ 1,54”, explicam os representantes da entidade.
A metodologia da embrapa é baseada nos custos variáveis [Alimentação, Mão-de-obra, Gastos veterinários, Gastos com transporte, Despesas com energia e combustíveis, Despesas manutenção e conservação, Funrural e Eventuais], e custos fixos [Depreciação das instalações, Depreciação de equipamentos e cercas, Remuneração do capital médio/inst. e equipamento, Remuneração sobre reprodutores, Remuneração sobre Capital de Giro].