A produção das indústrias do setor avícola deverá seguir normalmente nesta quinta-feira, 11, no Dia Nacional de Lutas com Greves e Paralisações, informou o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. Entretanto, as indústrias estão atentas à continuidade dos protestos de todos os elos da cadeia.
“Por enquanto nenhuma empresa sinalizou paralisação de produção. Mas elas estão atentas aos movimentos de todos os elos da cadeia. Um dia sem embarques nos portos nos gera perdas de cerca de US$ 25 milhões, por exemplo”, disse Turra, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. “Confio muito no bom senso, acho que o movimento vai ser organizado, sem prejudicar o andamento todo do processo produtivo”, ressaltou.
Ele disse que entrou em contato com a Advocacia-Geral da União (AGU) que informou que as multas por bloqueios totais de vias continuará valendo nesta quinta, o que pode garantir o transporte dos produtos do segmento (animais vivos, itens refrigerados e perecíveis). Procuradas, as principais empresas do setor – JBS, BRF e Marfrig – não comentaram o assunto.