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Mercado Externo

Produção de aves sobe na Bolívia, mas custo de insumos pode abrir oportunidade ao frango brasileiro

O consumo doméstico de carne de frango foi de 310 mil toneladas no ano passado.

Produção de aves sobe na Bolívia, mas custo de insumos pode abrir oportunidade ao frango brasileiro

A produção de carne de frango na Bolívia aumentou 7,5% no ano passado em comparação com 2012, totalizando 401.997 toneladas, de acordo com dados divulgados este mês pelo Ministério Boliviano da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O consumo doméstico de carne de frango foi de 310 mil toneladas no ano passado. O excedente no mercado boliviano em 2013 representa, segundo o ministério, um volume flutuante que depende muito do número de aves criadas a cada mês.

O consumo per capita de carne de frango na Bolívia é estimado em cerca de 30 quilos por ano, enquanto a carne bovina é de 20 quilos. A média nacional de carne de frango no Brasil foi de 41,8 quilos em 2013.
A carne de frango é a mais consumida na Bolívia, devido em grande parte ao seu baixo preço. O jornal local La Razón informou em janeiro que um quilo de carne avícola em cinco mercados de La Paz e El Alto, as duas maiores cidades do país, custava entre BOB 15 e BOB 16 (R$ 5,07 e R$ 5,41).

A Associação Nacional de Avicultura da Bolívia (ADA, em espanhol) informou em dezembro que a escassez de grãos estava forçando os preços do milho e do sorgo a subirem rapidamente para os avicultores. Se isso continuar neste ano e os preços de carne avícola subirem para além de uma oferta competitiva, uma oportunidade pode se abrir para os fornecedores estrangeiros de carne de frango.

O Brasil exportou 6,9 mil toneladas de carne de frango para a Bolívia em 2013, uma ligeira diminuição ante as 7,03 mil toneladas de 2012, de acordo com a União Brasileira da Avicultura (Ubabef). Vinte e três plantas de processamento no Brasil estão autorizadas a exportar para a Bolívia.

“Notamos que o crescimento na produção de aves está ocorrendo em todo o mundo”, disse Ricardo Santin, diretor de Mercados da Ubabef, à CarneTec. “Gostaria de dizer aos nossos produtores para estudar um mercado de exportação e concentrar-se em apresentar a grande qualidade e os padrões de carne avícola brasileira. Mais do que apenas sabor e preço, nós podemos garantir segurança alimentar.”