Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Produção de carne suína cresceu 171% em Mato Grosso desde 2004

Estado se destaca na região Centro-Oeste como o maior produtor. No país, a produção aumentou 33% em oito anos, diz Mapa.

Produção de carne suína cresceu 171% em Mato Grosso desde 2004

Em Mato Grosso, a produção de carne suína cresceu 171% em oito anos – se consagrando como o maior do Centro-Oeste. O índice é o maior entre os principais estados produtores do segmento. Dados do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgados durante o Fórum da Suinocultura do Centro-Oeste, em Cuiabá (MT), revelam que a produção mato-grossense passou de 79,1 mil toneladas em 2004 para 214,7 mil toneladas em 2012.
Santa Catarina, que é o estado que mais produz carne suína no Brasil, teve crescimento de 37% no mesmo período, passando de 586,9 mil toneladas para 805,9 mil toneladas. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a região Centro-Oeste tem potencial para se tornar pólo da suinocultura brasileira. Conforme ele, a abundância de insumos como o milho facilita o rendimento do setor.
Além de Mato Grosso, é possível perceber o aumento da produção de carne suína nos demais estados da região. Em Goiás, a produção saltou de 97,2 mil toneladas para 161,4 mil toneladas, enquanto em Mato Grosso do Sul, passou de 67,4 mil toneladas para 109,1 mil toneladas. Conforme o Mapa, o Brasil produziu no ano passado 3,483 milhões de toneladas de carne suína, representando um aumento de 33% em relação ao desempenho de 2004, que era de 2,621 milhões de toneladas.
Lopes ressalta que o crescimento do setor foi interrompido pela crise de 2012, quando restrições no mercado, aliado ao baixo rendimento do produtor, fizeram reduzir o rebanho de suínos no país. Já em 2013, o setor comemora a renda gerada pela suinocultura. “Estamos produzindo bem abaixo da demanda nacional, isso gera o preço alto pago pelo suíno”, complementa.