Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produtividade da agropecuária brasileira é um indício da força do setor

<p>O agronegócio representa 24% do PIB nacional, e 36% do total exportado pelo País.</p>

Redação (13/10/2008)- O superintendente técnico da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Anaximandro Doudement, apresentou números do positivos do agronegócio brasileiro na sua palestra durante o seminário “Comunicando sobre o Agronegócio”, realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), no auditório da entidade, no sábado (11/10).

O agronegócio representa 24% do PIB nacional, e 36% do total exportado pelo País. Em geração de empregos, o setor também é representativo: 37% das vagas no mercado de trabalho brasile iras estão ligadas ao campo.

A produtividade da carne de frango cresceu 130% entre 1997 e 2007, seguida das carnes suína, com 96% de crescimento, e bovina, 58% de aumento. No período de 1990 a 2008, a produtividade do cultivo de grãos avançou 108%.

A tormenta que a economia mundial atravessa, que começou com a “implosão” do mercado de hipotecas nos EUA e acabou por levar à falência bancos centen! ários da quele país, não assusta Doudement. O superintendente acredita que a crise financeira norte-americana pode atingir o Brasil de forma tímida. “Deve haver uma estagnação ou redução muito pequena”, disse, se referindo à variação da safra do próximo ano.

O seminário “Comunicando sobre o Agronegócio” foi promovido pela FAMASUL, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Sebrae, Organização das Cooperativas Brasileiras de MS (OCB/MS) e Banco do Brasil.