A primeira etapa do Programa Inova: Fuçar, Chocar, Inovar encerrou na noite de domingo (1/8), com o fim das inscrições das equipes interessadas em apresentar propostas inovadoras para as cadeias produtivas de suínos e de aves. No total, 32 propostas foram inscritas para o programa, porém apenas 25 tiveram a homologação e serão enviadas à equipe de avaliadores. “Essa homologação levou em conta o regulamento e acabou fazendo uma primeira seleção”, comentou o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Cassio Wilbert.
Das 25 inscrições homologadas, 14 são para o InovaPork e 11 para o InovaAvi. Em termos de participação geográfica, as inscrições contemplaram São Paulo (9), Santa Catarina (5), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Minas Gerais (2), Mato Grosso (1), Espírito Santo (1) e Rio de Janeiro (1).
O momento agora será a de avaliação das propostas por 42 avaliadores. Fazem parte desse time especialistas indicados pelos patrocinadores e parceiros além de empregados do quadro da Embrapa. A fase de classificação inicia nesta terça-feira e vai até o dia 13. Em seguida, serão anunciadas as propostas que seguem para a final.
A seleção – Os avaliadores farão a seleção de até cinco propostas de cada área, ou seja, cinco para o InovaPork e cinco para o InovaAvi. Ainda em agosto, essas equipes classificadas iniciam a terceira fase do Programa Inova, que é a de “Aprimoramento e desenvolvimento do negócio – Trilha de Inovação”, que será conduzida pelo Parque Científico e Tecnológico Chapecó@. Outro destaque dessa etapa será o acompanhamento de especialistas para cada equipe, de acordo com a oportunidade que a proposta identificou, num processo de mentoria.
Em outubro ocorre a etapa final, com apresentação das propostas ao público e aos jurados/avaliadores com a definição dos vencedores.