Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeções

Em novembro, preços agrícolas deverão se manter estáveis no atacado.

Da Redação 03/11/2004 – Os preços agrícolas devem se manter estáveis ou registrar pequena queda em novembro no atacado paulista, conforme projeções da MSConsult. Índice da consultoria com base em uma cesta de 14 produtos (soja, café, algodão, carnes, açúcar, arroz, feijão, milho, tomate, batata, trigo, leite, ovos e laranja) caiu, na média ponderada dos preços, 0,6% em outubro na comparação com o mês anterior.

Para os principais grãos (soja, milho e trigo), Fabio Silveira, da MSConsult, estima poucas variações em novembro no atacado. Soja e milho vivem fase de entressafra no Brasil e enfrentaram quedas das cotações no exterior, o que também ajuda a segurar o trigo. Para o café, a valorização do real e o período de comercialização da safra brasileira devem exercer pressão, enquanto tomate e batata devem continuar devolvendo ganhos de meses passados.

A laranja, cujo pico da colheita paulista já passou, e o leite, devem, conforme Silveira, manter relativa estabilidade, sem pressão altista sobre o índice da MSConsult. Já o algodão, apesar do mercado doméstico fraco, e o açúcar, que vive a situação contrária, devem apresentar algum movimento altista.

Nesse terreno positivo, prevê Silveira, os destaques de novembro deverão ser as carnes. No caso da bovina, a entressafra deve puxar as cotações domésticas, ajudando a impulsionar a carne de frango. Os suínos tendem a manter preços sem grandes variações. “As carnes devem exercer pressão, mas uma pressão moderada”, diz Silveira.