Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pronaf

Em 2002, o governo federal disponibilizou por meio do Pronaf cerca de R$ 4 bilhões para a agricultura familiar, mas metade do dinheiro não foi usado.

Da Redação 02/05/2003 – Para esclarecer dúvidas sobre financiamentos para pequenos produtores rurais, o superintendente regional do Banco do Brasil, Neirim Duarte, concedeu entrevista à equipe do Rural Business.

É preciso que as entidades, inclusive representativas da classe, governo federal e bancos federais busquem alternativas que facilitem o acesso desse produtor ao crédito. Uma forma até de minimizar o risco dessa questão. O Fundo de Aval é uma das alternativas viáveis e nós do Banco do Brasil sempre defendemos isso. Existe essa situação, hoje, para as micros e pequenas empresas. No fundo garante aí até 80% do crédito. É preciso que nós todos, como já disse, facilitem o acesso desse produtor ao Banco do Brasil ou a outros bancos federais com a finalidade de facilitar o acesso desses produtores nesse tipo de crédito que é tão importante para o desenvolvimento do País.

No Fundo de Aval o produtor vai ao banco, no caso a micro e pequena empresa, pede o acesso ao crédito e o Fundo cobre em torno de 80% do crédito concedido. Caso o produtor, por alguma questão não use, o Fundo de Aval, do Sebrae, garantiria a restituição do dinheiro emprestado. Essa seria a facilidade, hoje, mais favorável para todos. Para que ele comece a funcionar é só uma questão de decisão, nas acreditamos que as entidades representativas e bancos federais tem condição, juntamente com o governo de definir essa questão, diz Neirim.