Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frango

Proteína da próxima década

Rabobank diz em relatório que a indústria avícola global tem um futuro promissor. Brasil e outros emergentes impulsionam o crescimento.

Proteína da próxima década

Nesta semana, o Rabobank divulgou o relatório “Crossroads for Growth: The International Poultry sector towards 2020” [Encruzilhada para o Crescimento: O setor Avícola Internacional em 2020]. O documento aponta que a indústria avícola tem um futuro promissor, que o frango é a proteína “lider” da próxima década e descreve o novo ambiente competitivo em que o mundo se situará em 2020.

Segundo o Rabobank, players como o Brasil e outros mercados de países emergentes começaram a internacionalizar e a diversificar sua indústria avícola no mundo na medida que os mercados da Europa e dos EUA tornam-se saturados. O resultado, segundo especialistas, será o crescimento na competitividade entre os mercados, com novas potências ganhando posições no comércio global.

“A carne de frango será a proteína ‘vencedora’ na próxima década, conforme a população mundial crescer e as receitas também”, explica Nan-Dirk Mulder, responsável pelo documento do Rabobank. “Mas será um grande desafio para a indústria atender ao crescimento de 30% na demanda pelo produto, esperada para os próximos dez anos”.

Apesar da previsão, algumas “turbulências” são apontadas pelo Rabobank, como a volatilidade dos preços da nutrição animal, que devem permanecer em alta; a recuperação econômica incerta; a instabilidade política no Oriente Médio, um dos maiores importadores de produtos avícolas do mundo; restrições e frequentes alterações nos regulamentos para importação em mercados estratégicos como Rússia, China e México; o impacto do terremoto no Japão, grande importador e os surtos de gripe aviária na Ásia.

Mais informações podem ser obtidas no site do Rabobank, clique aqui (em inglês).