Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Queda nas exportações

<p>Exportações de carne de frango do RS caem mais de 13% no primeiro semestre de 2009.</p>

As exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul caíram 13,7% em receita de janeiro a julho de 2009, em comparação ao mesmo período do ano passado, para US$ 861,3 milhões. Em volume, o desempenho foi levemente superior, houve 1% de aumento, para 465,3 mil toneladas.

Os dados foram divulgados ontem (27/08) pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) durante o lançamento do 2º Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios (Avisulat), que será realizado em novembro do ano que vem em Bento Gonçalves.

O presidente da Asgav, Luiz Fernando Ross, disse que o mercado está estável e um pequeno excedente de oferta, que ficou represado em razão do adiamento de exportações para não coincidir com o início da celebração religiosa do Ramadã nos países muçulmanos, será absorvido pelo mercado interno. O setor havia recomendado a redução do alojamento de pintos de corte no primeiro trimestre para reduzir excesso de oferta. No balanço do primeiro semestre, o alojamento caiu 5,91% no Rio Grande do Sul, para 418 milhões de cabeças, e o abate recuou 6,50%, para 412 milhões de cabeças.

Considerando todos os mercados, o Rio Grande do Sul vendeu 700 mil toneladas de carne de frango de janeiro a julho, 3,63% acima do desempenho no mesmo período de 2008. Dentro do Estado, as vendas foram 9,50% superiores. Para fora do Rio Grande do Sul, os frigoríficos venderam 9,20% a mais.