[quotes_menu]

Reabertura russa depende de entendimento no setor privado

<p>O ministro Roberto Rodrigues anunciou a possibilidade de o governo colaborar no aumento do consumo de carne suína no mercado interno e, até mesmo, de adquirir estoques para reduzir os prejuízos do setor.</p>

Redação (22/06/06) – O deputado federal Odacir Zonta (PP/SC) esteve reunido, nesta semana, em Brasília com o ministro da agricultura Roberto Rodrigues e com representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Comissão de Agricultura da Câmara Federal para debater os resultados da recente missão brasileira comandada pelo ministro à Rússia com o objetivo de derrubar o embargo à carne brasileira.

A expectativa do parlamentar está voltada para a missão técnica da Rússia que deverá chegar ao Brasil em cerca de 10 dias e, após verificação in loco, irá emitir um parecer para o governo daquele país. A ação agora deve partir do setor privado, das agroindústrias exportadoras que deverão propor um entendimento com o setor privado russo. Isso é fundamental nesse momento, analisa Zonta.

Outro ponto observado durante a reunião foi referente ao mercado argentino, que vem reclamando de falta de diálogo e de compatibilidade de preços. Temos que dar atenção para esse mercado, pois não adianta recuperar um e perder outro.