Redação SI 19/02/2004 – 06h35 – As exportações brasileiras de carne de frango aumentaram 38,9% no mês de janeiro, para US$ 155,1 milhões, em comparação ao desempenho obtido no mesmo mês de 2003, quando as receitas obtidas pelas agroindústrias somaram US$ 111,6 milhões, segundo dados divulgados ontem pela Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef).
Em relação ao volume, os embarques de carne de frango aumentaram 7% em janeiro, em relação ao ano anterior, e totalizaram 156,9 mil toneladas. No primeiro mês de 2003, as indústrias exportadoras exportaram 146,5 mil toneladas, de acordo com a Abef.
As indústrias exportadoras informam que a descoberta de focos da gripe de aves em países da Ásia e nos Estados Unidos não provocou impactos nas exportações brasileiras. Para a Abef, o aumento é explicado pelas vendas já efetuadas anteriormente e também na recuperação dos preços internacionais do frango nos últimos meses.
Mercado russo
As vendas para a Rússia caíram 66%, como reflexo da adoção do sistema de quotas efetuado pelo governo daquele país. Mas o Brasil poderá contar para o próximo ano com a revisão dessas quotas de exportação para o mercado russo, principalmente quanto à venda de carne de frango. Ontem, o assunto foi discutido em Brasília com a visita do vice primeiro-ministro russo, Boris Alioshin, que está acompanhado por comitiva de empresários.
Os russos vão manter entendimentos com o governo brasileiro nos próximos dois dias sobre o assunto. O ministro russo, acompanhado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, elogiou a qualidade dos produtos brasileiros, informou a Agência Brasil Alioshin disse que o aumento das cotas do Brasil à Rússia dependerá das eleições, marcadas para março.