Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Relatório de mercado suinícola da Rússia

O preço atual do porco vivo na Rússia é de 102 Roubles ($1.61) por quilo. Bons produtores estão recebendo entorno de $ 50 por um animal de 120 kg

Relatório de mercado suinícola da Rússia

O preço atual do porco vivo na Rússia é de 102 Roubles ($1.61) por quilo. Isso significa que bons produtores estão recebendo entorno de $ 50 por um animal de 120 kg. Algumas previsões feitas para esse outono, apresentaram expectativa de preços abaixo do custo de produção para todos, exceto aos grandes produtores.

O registro de diversos surtos da febre suína Africana em grandes fazendas nas últimas semanas levou a morte de 100 mil animais. Talvez isso tenha ocasionado a redução da quantidade de animais disponíveis no mercado. Certamente a atual teoria da conspiração, tão amada na Rússia, diz que a doença tem sido usada para controlar o preço da carne suína no país.

Sabemos que historicamente as consequências de qualquer surto de doença grave é o aumento do preço de mercado. No entanto, o fato de conter a febre suína tem efeito potencialmente catastrófico na indústria russa de suíno, pois é um mercado que busca desenvolver e crescer na exportação.

Com os grandes esforços para desenvolver a produção suína no extremo oriente da Rússia, principalmente para suprir o mercado da China e Ásia, será interessante verificar se os movimentos de animais do oeste para o leste da Rússia serão proibidos. Os montes Urais formam uma excelente barreira física para qualquer movimento natural da doença. Através de uma gestão adequada, não existe razão para o vírus se mover para o leste.

Um dado interessante é o preço das porcas de corte. Atualmente chega a 91 Roubles ($1.44) por kg, só 10% abaixo do valor do suíno no mercado. A Rússia, como muitos países do oriente da Europa possui a tradição de produzir diversos tipos de salsichas, seca e defumada, que pode utilizar em sua fabricação a carne de porca.

Para 120 kg de porco no mercado, o preço de venda é de 12,244 Roubles ($196.27), e para 200kg de porca de corte 18,2000 Roubles ($263.16). A grande maioria das empresas russas produzem suas próprias F1 matrizes de reposição.

Os produtores russos tem lucro quando substituem uma porca por uma matriz produzida em casa! Como na produção global, ainda existe um custo líquido na compra de uma F1.

Este é um grande bônus para os produtores russos. Isso significa que não existe razão para não ter matrizes suficientes.

Seguem algumas razões para se ter matrizes próprias:

1. Ter matrizes suficientes na fazenda significa que você não perderá os objetivos de produção. A quantidade de porcas/matrizes é o foco para todos os suinocultores. Esse fator tem grande influência no volume de suínos vendidos (Se não se reproduz, não se tem nada)

 2. Quando analisados os números de produção, as fazendas com produção mais efetiva, em termos de porco por caixote e kg por m2 tem taxas de substituição entre 55% e 56%.  Essa é a missão de nunca faltar objetivo de produção e sempre ter celeiros cheios de porcos.

3. Para máxima produção das porcas, é importante aumentar o número de igualdade de 3 a 4 porcas no rebanho. A única forma de fazer isso é entrar matrizes suficientes toda semana.

4. Conquistar progresso genético significa trocar as porcas e porcos existentes. Manter os mesmos animais é uma maneira impossível de ter progresso genético. Para a maioria dos produtores, substituir as matrizes significa lucro líquido para o negócio. A decisão esta entre o progresso genético X custo da substituição. Se você alcança lucro cada vez que substitui uma porca por uma matriz, então o problema se torna um progresso genético.

5.  Atualmente, é um bom caso a substituição imediata de qualquer porca que se comporte mal. Mas uma vez, para muitos produtores, o custo da porca deve ser equilibrado com o valor por substituí-la. Se você realmente irá conquistar lucro com a substituição, então o problema se torna apenas maximizar a produção da propriedade.

Maximizar a saída da fazenda significa ter cada espaço dedicado a porca ocupado.