Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Retorno dos lucros

<p>Apesar do aumento dos custos de produção, o valor pago pelo suíno europeu atingiu patamares regulares.</p>

Redação (10/09/2008)- O aumento do custo de produção, em especial da ração animal, colocou os produtores de carne suína na Europa em situação delicada, porém, as margens de lucro tem aumentado gradativamente. Atualmente valor pago pelo suíno europeu atingiu patamares regulares, segundo a visão da comissária agrícola Mariann Fischer Boel, em palestra dentro Congresso Mundial de Carnes realizado na África do Sul.

Ela disse que nos últimos 12 anos, a margem de lucro do suinocultor foi de £40 por 100 kg. Esse valor, segundo a especialista, chegou próximo e até abaixo de zero em alguns paises europeus no início do ano. "Mas a análise dos desafios, frente ao setor de carnes, não pode esconder seus êxitos", afirma.

Boel ve com preocupação a iniciativa da Rússia em cancelar acordos de exportação com países europeus, alegando problemas com tecnologia de sanidade e mudança de interesses, que podem mudar o cenário positivo atual. "A União Européia sempre solucionou de forma bastante eficaz os seus problemas com sanidade no passado. Atualmente, a região mantém uma sólida reputação de qualidade e segurança de seus produtos".

Ela disse que não estava em seu poder retirar todas as incertezas da vida de um agricultor ou de um produtor de carne. "No entanto, eu gostaria de ver um ambiente que é tão previsível quanto possível – em termos de comércio, e em termos de política interna", concluiu.

Veja o valor comercializado hoje na Europa, clicando aqui.