O bom ritmo do Produto Interno Bruto da agropecuária no segundo trimestre se deve à boa produção agrícola no período. O segundo trimestre é sempre caracterizado por um período de pico na produção de grãos e, neste ano, o volume produzido foi ainda maior do que nos anos anteriores. Os próprios dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram a boa evolução da produção. No ano passado, a safra nacional de grãos ficou em 135 milhões de toneladas. A deste ano, no entanto, subiu para 147 milhões de toneladas. Devido a esses números, o avanço do PIB agropecuário foi de 2,1% em relação ao primeiro trimestre deste ano e de 11,4% sobre o período de abril a junho de 2009.
No primeiro trimestre do ano, a atividade agrícola ainda era pequena, uma vez que a safra tomou ritmo maior no segundo trimestre. Já a evolução do PIB agropecuário -de 11,4% sobre igual período de 2009- ocorre porque a safra do ano passado, prevista para ser maior do que foi, acabou sendo prejudicada pelo clima. O PIB agropecuário vai continuar crescendo no terceiro trimestre, na avaliação de Rosemeire Santos, superintendente técnica da CNA (Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil). Thaís Marzola Zara, economista-chefe da Rosenberg Consultores Associados, concorda e diz que o PIB agropecuário também “vem forte” no terceiro trimestre.
O ponto forte desse período são as safras de cana, de algodão, de laranja, de café e a segunda safra de milho, a chamada safrinha.
Já no último trimestre do ano o PIB agropecuário continua evoluindo, mas não com a mesma força do segundo e do terceiro trimestres. Com os novos números de ontem do IBGE é esperada uma evolução do PIB agropecuário mais forte do que se previa para 2010. Para Zara, a taxa acumulada deste ano deverá ficar em 7,6%. Santos, da CNA, também prevê uma taxa próxima a essa: 7,5%. A entidade divulga nas próximas semanas os dados acumulados do primeiro semestre.