Redação (31/05/06)- O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, fez um diagnóstico da crise “sem precedentes” que vive a produção rural do país. “A perda de renda do setor se aproxima da estratosférica cifra de R$ 30 bilhões”.
O evento ocorre na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Câmara dos Deputados.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também participa da reunião, reconheceu que essa é a maior crise que afeta o setor e destacou a importância da agricultura para o país ao longo dos últimos anos, ao possibilitar o barateamento dos produtos que compõem a cesta básica (facilitando o controle da inflação).
Mantega também destacou o reforço que o setor vem dando para os superávits da balança comercial (saldo positivo entre exportações e importações) e à formação de saldos positivos nas transações correntes (todas as transações do país com o exterior).
Segundo Mantega, o governo sabe de todas as dificuldades dos produtores rurais e por isso anunciou há poucos dias o melhor plano de safra de todos os tempos, embora reconheça que isso não atende todas as necessidades do setor.