Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rodrigues classifica embargos argentinos como perigosos

Ministro culpa a Argentina pelas dificuldades de negociação com a UE.

Da Redação 28/07/2004 – 06h17 – O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, classificou de ””perigosa”” a atitude do governo argentino de criar barreiras às exportações de eletrodomésticos brasileiros e atribuiu em parte a essa ação, o recuo da União Européia nas negociações a um acordo com o Mercosul, na área comercial, principalmente na área agrícola.

Na minha opinião, a ação da Argentina levou a União Européia a imaginar que o Mercosul era frágil. E daí os negociadores brecaram as negociações”, disse o ministro durante evento em Ribeirão Preto.

Sobre as negociações que ocorrem nesta semana em Genebra, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), em que se tenta avançar nas propostas da Rodada Doha, que discute o acesso ao mercado e redução de subsídios internos e externos e à exportação de produtos agrícolas, o ministro afirmou acreditar na possibilidade da aprovação de um documento genérico, definindo apenas diretrizes para os interesses.

Segundo o ministro, caso isso ocorra, haverá reflexos muito positivos, tanto nas negociações entre Mercosul e União Européia, que estagnaram na semana passada, como para a retomada dos entendimentos no âmbito da Alca, que estão igualmente paradas, por conta da eleição americana.