Redação (22/08/06)- Uma missão da Romênia está no Brasil para conhecer a cadeia de produção de carne suína. Os veterinários romenos estiveram reunidos esta manhã (21/08) com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para discutir o roteiro de visitas a frigoríficos, laboratórios agropecuários e propriedades rurais.
Segundo o diretor de programas da Área Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Jorge Caetano, a missão pode representar uma abertura de mercado para as carnes suínas brasileiras. Os romenos visitam o Brasil interessados no intercâmbio comercial entre os dois países.
A missão da Romênia, que permanece no país até sexta-feira, se divide em dois grupos. Uma delegação de saúde pública visitará frigoríficos e a outra, de saúde animal, estará em campo analisando as condições de criação de suínos.
A visita começa amanhã por Minas Gerais onde conhecerão o Laboratório Nacional Agropecuário de São Leopoldo (Lanagro).Em Uberlândia (MG), os romenos se reunirão com veterinários do escritório agropecuário local e visitarão propriedades rurais. No dia seguinte, a missão seguirá para Chapecó (SC) para visitar propriedades e conversar com veterinários da região.
No dia 25, durante reunião em São Paulo, a delegação deverá apresentar um relatório final aos técnicos da Secretaria de Defesa Animal do Mapa. Atualmente, a Romênia não importa carne suína do Brasil, comprando diretamente da União Européia.
Os produtos do agronegócio brasileiro mais exportados para a Romênia são as carnes (frango e bovina). De janeiro a julho deste ano, o Brasil exportou para o país cerca de US$ 111,2 milhões em produtos agropecuários, US$ 50 só em carnes.