Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

RS e Canadá firmam parceria entre feiras agropecuárias

<p>Os objetivos são a troca de experiências e o intercâmbio de tecnologias.</p><p></p>

Redação (29/08/06)- A Expointer e a Canadian Western Agribition, realizada na Província de Saskatchewan, no Canadá, tornaram-se feiras-irmãs, a partir desta terça-feira (29). Um acordo de cooperação mútua foi firmado entre o governador do Estado e uma comitiva de representantes da feira canadense, liderada por seu presidente, Herbert McLane, em reunião na Casa Branca – sede do governo estadual no Parque Assis Brasil, em Esteio. Os objetivos são a troca de experiências e o intercâmbio de tecnologias.

O governador destacou a importância do acordo para o fortalecimento da economia gaúcha com os negócios laterais que serão realizados: “Esta assinatura é importante para que representações de ambas as feiras ajam como missões empresariais entre o Estado e o Canadá. Técnicos e empreendedores poderão ir ao exterior se especializar. Além disso, a parceria possibilitará a internacionalização da nossa Expointer, pois haverá uma ampla divulgação no Canadá, fortalecendo o intercâmbio”.

Foi ressaltado também pelo governador o cuidado com a sanidade animal no Estado, ponto positivo que destaca o Rio Grande do Sul fora do país. “Não é por acaso que o Estado está exportando carne para o mundo. Mas o cuidado tem que ser constante, e esta parceria significa uma vitrine para o mercado animal gaúcho”, afirmou.

Negócios
De acordo com o presidente da Agribition, Herbert McLane, o memorando firmado garantirá bons negócios para ambos os países. “Este é o primeiro ano que o Brasil exporta embriões para o Canadá, o que despertou o interesse em unir as duas exposições tão semelhantes e dar continuidade à troca de experiências. Também buscaremos fazer um intercâmbio gerencial, já que vamos seguir o modelo da Expointer e, a partir deste ano, abrir a feira para o público em geral”, ressaltou.

A Agribition ocorrerá de 20 a 25 de novembro, no município de Regina, em Saskatchewan, no Canadá. A exposição, que apresenta principalmente gados de corte e leiteiro, movimenta uma economia de cerca de 2,4 milhões de dólares e espera atrair, neste ano, 140 mil visitantes. Ao todo, são 800 expositores nos cinco dias de evento.

Estiveram também presentes o secretário da Agricultura e Abastecimento, Quintiliano Vieira, o diretor do Parque Assis Brasil, Paulo Demoliner, e demais integrantes do Consulado do Canadá no RS.