Redação (24/07/2008)- A lista de 12 unidades brasileiras habilitadas a exportar carne de frango para o Chile deverá ser ampliada para 18. Além disso, uma das seis novas plantas que deverão embarcar o produto para o mercado chileno está localizada no Rio Grande do Sul. As outras unidades ficam sediadas no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Conforme o presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra, falta apenas o comunicado oficial, que deve sair até a próxima semana. Ele acredita que o Brasil pode ocupar espaço de até 30 mil toneladas no mercado chileno.
As 12 plantas que já podem exportar frango para o Chile receberam a autorização no final do mês de junho. Na visita feita por representantes do governo, da Abef e importadores ao país nesta semana, foi feito o anúncio oficial da retomada dos embarques.
No primeiro semestre deste ano, as exportações brasileiras de carne de frango alcançaram 1,8 milhão de toneladas. O faturamento correspondeu a 3,4 bilhões de dólares. O desempenho em volume representa crescimento de 19,3% sobre o mesmo período do ano passado. Em receita, o aumento foi de 57,5%.
RS exportará frango para o Chile
<p>Na visita feita por representantes do governo, da Abef e importadores ao país nesta semana, foi feito o anúncio oficial da retomada dos embarques.</p>