O Centro de Divulgação do Islam para a América Latina (CDIAL) em conjunto com o grupo brasileiro de Abate Halal (GAH) recebeu do Majelis Ulama Indonésia (MUI), principal conselho muçulmano do país asiático, o certificado de exportação dos produtos Halal para a Indonésia. De acordo com Ali Ahmad Saifi, diretor executivo do GAH, a atual conjuntura é extremamente benéfica para os exportadores de carne de frango. “Não possuo estimativas de como a abertura da Indonésia pode influenciar as exportações de frango, mas estamos falando do país com a maior população muçulmana do mundo, um mercado de 200 milhões de habitantes”, confia.
Saifi explica que o Brasil deve iniciar, primeiramente, exportações de carne bovina para a Indonésia. “Acredito que é uma questão de tempo para que sejam iniciadas as importações de carne de frango”, diz.
De acordo com o diretor, a entidade registra exportações para todo o Oriente Médio. “Queremos garantir mão-de-obra especializada para o processo de produção deste tipo de alimento, tornando-os saudáveis e lícitos para o consumo dos muçulmanos e não-muçulmanos no mundo”.
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), entre janeiro e março os embarques de carne de frango brasileira para o Oriente Médio totalizaram 290 mil toneladas. A receita somou US$ 351 milhões.
Missão- O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) seguem em missão à Indonésia entre os dias 1 a 11 de maio. Em 2008 o Brasil exportou US$ 1,1 bilhão de dólares para o país, obtendo um saldo comercial de 33 milhões de dólares no ano.
Alimento Halal- Alimentos Halal são aqueles cultivados e processados de acordo com a jurisprudência Islâmica. A lei exige que nenhum alimento contenha impurezas, chamadas de Najs. Animais carnívoros terrestres, carne de porco e aves de rapina são alguns exemplos de animais proibidos para o consumo dos muçulmanos.
O processo não é muito diferente do convencional, mas segue a tradição islâmica como voltar o animal para Meca e pronunciar “em nome de Deus, Deus é maior” (Bismillah Allahu Akbar) na hora do abate. Outro diferencial é que o animal deve ser degolado de forma rápida e não dolorosa.
A palavra Halal no idioma árabe significa lícito, permissível. São os produtos julgados consumíveis pelos muçulmanos. O termo significa alimento produzido sob a supervisão da Lei Islâmica Shariah.