Segundo comunicado do Serviço de Monitoria Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor, na sigla russa) divulgado ontem (18/08), os russos podem restringir as importações de carnes do Brasil. As autoridades pontuam que o Brasil deve inspecionar rapidamente as plantas que fornecem carnes vermelhas e de frango para a Rússia, caso contrário, o País será embargado.
De acordo com informações do jornal RIA, o Rosselkhoznadzor já enviou a segunda notificação sobre o assunto ao governo brasileiro.
Em outubro de 2009, representantes do governo brasileiro [com base no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIIPOA)] garantiram que todas as normas sanitárias exigidas pela legislação russa seriam plenamente cumpridas, logo, todas as plantas brasileiras estariam habilitadas a exportar produtos de origem animal para a Rússia. No entanto, o Rosselkhoznadzor afirma que “expressa profunda preocupação com a falta de uma resposta à primeira carta enviada no início de junho ao Brasil, que continha alguns pontos referentes à coordenação das condições de inspeção”.
Nota- A Rússia sinaliza a algum tempo endurecer as regras sanitárias para forçar concessões do Brasil em negociações bilaterais. Na semana passada, as autoridades sanitárias russas informaram ao governo brasileiro que passarão a exigir testes mais rigorosos para detectar resíduos de antibióticos na carne brasileira e o cumprimento de padrões de microbiologia e resíduos. As medidas são duramente criticadas por exportadores brasileiros.
O Brasil cobra maior acesso ao mercado russo de carnes. Seja sob a forma de cotas de exportação maiores, seja por redução das tarifas dentro e fora dessas cotas. Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Rossi, a pressão da Rússia por um maior controle sanitário da carne brasileira irá envolver as negociações daquele país com outros parceiros comerciais, em busca de apoio para entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC). Com informações do The Pig Site.