Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rússia embarga carne de Três Passos

<p>A novela de embargos russos à carne brasileira teve um novo capítulo no dia 14/06, com a informação de que a agência de segurança alimentícia Rosselkhoznadzor suspenderá as importações da unidade de processamento de carne suína da Sadia em Três Passos.</p>

Redação SI (18/06/07) – A proibição passa a valer a partir de hoje, segundo noticiou a agência russa Interfax.

O governo brasileiro e a Sadia negam. De acordo com a Interfax, a suspensão teria sido causada pela descoberta de salmonela em um carregamento de 25 toneladas de porco desossado congelado. A Rosselkhoznadzor teria solicitado às autoridades veterinárias brasileiras uma investigação sobre o caso.

– Não temos essa informação – rebateu ontem o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Nelmon Costa.

A Sadia, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não comentaria o assunto porque não teria recebido nenhum comunicado oficial. Fonte ligada ao setor estranhou a alegação porque a salmonela dificilmente é encontrada na carne suína.

– Algumas indústrias estão sendo questionadas (pela Rússia) por problemas de salmonela, mas em carnes de aves – afirmou Costa, que integrou a missão que esteve na Rússia semana passada discutindo exigências sanitárias.

Em maio, eles suspenderam compras de 11 frigoríficos brasileiros por conta de irregularidades verificadas em auditorias de seus técnicos, entre as quais duas plantas de bovinos no Rio Grande do Sul.

– Vamos rever a lista de plantas habilitadas para exportação (de carne à Rússia), estabelecer novos critérios, mas não se falou disso. Até o dia 20 entregaremos o relatório – declarou Costa.