Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Rússia habilitará frigoríficos de suínos de Santa Catarina

<p>Até o início da próxima semana, o número de estabelecimentos habilitados será oficializado pelas autoridades russas.</p>

De acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a autoridade sanitária russa irá habilitar, nos próximos dias, frigoríficos do estado de Santa Catarina para exportação de suínos. Para Stephanes, que está está na Rússia em missão oficial desde ontem (2), a decisão consolida o trabalho junto ao governo russo e fortalece a posição do Brasil no mercado externo.

Conforme o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, na sequência dessa oficialização, deverão ser autorizados outros frigoríficos catarinenses, que estão em análise pelo serviço veterinário russo.”O anúncio é resultado de entendimentos realizados ao longo dos últimos meses. Recentemente, o Ministério da Agricultura auditou frigoríficos catarinenses, a pedido das autoridades sanitárias da Rússia, o que possibilitou a retomada das exportações de carne suína daquele estado”, disse o secretário de Defesa Agropecuária. De janeiro a maio deste ano, o Ministério da Agricultura realizou auditorias em 22 estabelecimentos de Santa Catarina.

A missão do Mapa fica na Rússia até a próxima segunda-feira (8). Na pauta estão assuntos como a ampliação das cotas de exportação de carnes suínas e de frango, reuniões com exportadores de fertilizantes e de trigo e participação no Fórum Mundial de Grãos.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Pedro de Camargo Neto, está satisfeito com a notícia. “Finalmente, será corrigida uma injustiça com alguns estabelecimentos. Porém, não se sabe ainda quais e quantos”, disse. “Santa Catarina, Estado que possui o mais alto status sanitário perante a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), inexplicavelmente continuava fora das exportações para o principal destino do Brasil. Representará uma volta à normalidade e à competividade relativa entre as empresas associadas da Abipecs”.

Números – De janeiro a abril de 2009, o Brasil exportou 95,2 mil toneladas de carne suína para a Rússia, totalizando US$ 195,9 milhões. Durante todo o ano de 2008, os embarques dessa carne somaram US$ 799,9 milhões, que representaram 260 mil toneladas.

– Com informações do MAPA e Abipecs.