Da Redação 19/05/2003 – O ministro da Agricultura da Rússia, Alexey Gordeyev, acenou nesta segunda-feira (19) com a possibilidade de suspender o embargo sanitário à carne do Brasil, informou à Agência Brasil, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.
Além de Gordeyev, o ministro Furlan esteve com o vice-ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio da Rússia, Roald Biskoppel, que está respondendo interinamente pela pasta.
Amanhã autoridades sanitárias russas e brasileiras vão se reunir para discutir os aspectos técnicos do embargo. Segundo Furlan, os ministros também prometeram rever o sistema de cotas imposto à carne de aves do Brasil. “Certamente, a partir do ano que vem haverá mudanças no sistema de cotas, mas desde já eles aceitaram reestudar o assunto, especialmente no que se refere à cota por origem, que discriminou fortemente o Brasil”, comentou.
Furlan está em Moscou, presidindo missão empresarial que começou a participar ontem de seminários e rodada de negócios e vai até quarta-feira.