Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Rússia renova cotas

<p>Governo russo diminui cotas para importação de frangos e suínos. Associação de Carnes deve redefinir taxa de países exportadores.</p>

O Ministério da Agricultura da Rússia aprovou um decreto que iá regulamentar as importações de carnes entre 2010 e 2012. De acordo com a nova lei, a cota de importações de frango deve ser reduzida quase que pela metade, de 952 mil toneladas este ano para 550 mil toneladas em 2012. A cota para carne suína deve diminuir gradualmente, enquanto a de carne bovina sofrerá uma ligeira elevação.

Além disso, as taxas sobre as importações ‘extra-cotas’ será aumentada para todos os tipo de carne. A Rússia vai continuar a utilizar o princípio atual para atribuição de cotas por país, mas, talvez, será ajustado de acordo com os volumes de importação.

Segundo o chefe da comissão executiva da Associação de Carnes da Rússia, Serguei Yushin, a atribuição de cotas de carne entre os países deve ser cuidadosamente elaborada. “Não faz sentido fornecer garantia de volumes de cotas para alguns países se eles não atendem a demanda. Por exemplo, 80% das licenças para a importação de carne bovina pertencem à União Europeia, mas a Rússia sempre está negociando o relançamento dessas licenças, porque eles não fornecem o volume real de carne”, explica.

* Tradução Avicultura e Suinocultura Industrial