A Rússia revogou a proibição das importações de cinco plantas de processamento e de armazenamento de carne suína, feita em fevereiro deste ano. Entretanto, outras três fábricas tiveram seus produtos bloqueados temporariamente (dois armazens e um matadouro). As informações são de inspetores russos ligados a saúde animal e vegetal, diz a Reuters.
O Serviço de Fiscalização Federal de Medicina Veterinária e Vegetação da Russia emitiu um comunicado afirmando que a proibição imposta sobre as plantas desde 10 de fevereiro foram feitas devido “graves violações da legislação russa”. A decisão foi revogada após o recebimento das garantias de segurança do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos.
Em janeiro, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que a proibição tinha sido imposta por causa de erros materiais, embora os suinocultores suspeitem de motivos políticos.
Em 2012, a Rússia pretende alcançar autossuficiência na produção de carne suína e carne de frango, dos quais os Estados Unidos é o principal fornecedor.