Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Rússia retoma importações de carne suína dos Estados Unidos

Rússia deve retomar importações de produtos suinícolas dos EUA, após proibição feita em fevereiro.

A Rússia revogou a proibição das importações de cinco plantas de processamento e de armazenamento de carne suína, feita em fevereiro deste ano. Entretanto, outras três fábricas tiveram seus produtos bloqueados temporariamente (dois armazens e um matadouro). As informações são de inspetores russos ligados a saúde animal e vegetal, diz a Reuters.

O Serviço de Fiscalização Federal de Medicina Veterinária e Vegetação da Russia emitiu um comunicado afirmando que a proibição imposta sobre as plantas desde 10 de fevereiro foram feitas devido “graves violações da legislação russa”. A decisão foi revogada após o recebimento das garantias de segurança do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos.

Em janeiro, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que a proibição tinha sido imposta por causa de erros materiais, embora os suinocultores suspeitem de motivos políticos.

Em 2012, a Rússia pretende alcançar autossuficiência na produção de carne suína e carne de frango, dos quais os Estados Unidos é o principal fornecedor.