Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rússia suspende veto a carnes do MT

<p>Pela decisão, o Mato Grosso poderá voltar a embarcar carnes suína e bovina para o mercado russo a partir de amanhã.</p>

Redação SI 19/04/2005 – A Rússia suspendeu o embargo às carnes bovina e suína do Mato Grosso, informou o Ministério de Agricultura russo conforme a Reuters. O Estado estava sem exportar à Rússia desde setembro do ano passado, após o surgimento de um foco de febre aftosa em Careiro do Várzea (AM). Pela decisão, o Mato Grosso poderá voltar a embarcar carnes suína e bovina para o mercado russo a partir de amanhã.

Em setembro passado, suspendeu as importações de carnes de todo o Brasil, mas aos poucos foi levantando a proibição. Em novembro último, permitiu as compras de carnes de frango, bovina e suína de Santa Catarina. Em fevereiro, a Rússia voltou a comprar frango de todo o país, com exceção de Amazonas e Pará, e em março retomou as compras de carnes suína e bovina de Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

O Ministério da Agricultura brasileiro ainda não foi notificado da decisão, segundo Inácio Kroetz , diretor dos programas de sanidade animal da Secretaria de Defesa Animal da pasta. Ele disse que o Brasil solicitou ao governo russo a visita de uma missão de técnicos a Mato Grosso e Tocantins. O objetivo da visita é que os russos vejam situação sanitária dos dois Estados, que fazem divisa com Pará e com Amazonas, onde foi registrada aftosa no ano passado.

A liberação do Mato Grosso, no entanto, veio antes da missão. Fontes do setor de exportação de carnes bovina disseram que os russos decidiram retomar as compras do Mato Grosso, pois se convenceram de que a situação sanitária do Estado não oferece riscos depois que o Ministério da Agricultura enviou informações adicionais solicitadas durante visita de uma missão brasileira a Moscou, em março passado.

Nessa reunião em Moscou, o governo brasileiro quis discutir a reabertura do Tocantins e do Mato Grosso às exportações, mas o tema não entrou na pauta. MT e TO foram proibidos de exportar porque o acordo sanitário assinado com os russos prevê que Estados vizinhos a regiões que tiveram aftosa teriam de ficar um ano sem exportar ao país.

Kroetz confirmou que as informações solicitadas pelos russos, em março, sobre os dois Estados foram enviadas semana passada.

A Welby, empresa que dá suporte a veterinários russos encarregados da emissão do certificado de exportação no porto de Itajaí (SC), também confirmou a reabertura do Mato Grosso. A Reuters também disse que os russos permitiram a importação de carnes do Espírito Santo, mas a informação não pôde ser confirmada. Com o fim do embargo ao MT, fica mantida a proibição a Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Amapá e Roraima.