Redação SI 04/11/2005 – Apesar do fechamento de mercados importantes como África do Sul, Uruguai e Argentina, Santa Catarina mostra que poderá manter e até ampliar suas exportações.
As vendas de outubro de carne suína em todo o país cresceram 16% em volume e 20% em faturamento, totalizando 534 mil toneladas e faturamento de US$ 1 bilhão em 2005.
O presidente da Coopercentral Aurora e da Federação da Agricultura de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo, disse que alguns embarques foram suspensos. Em compensação a Rússia já aumentou o volume de encomendas.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados, Paulo Ernani de Oliveira, já havia previsto a possibilidade de Santa Catarina aumentar as vendas caso outros estados continuassem fechados para o mercado externo.
O vice-presidente da Federação da Agricultura de SC, Enori Barbieri, disse que Santa Catarina pode sair fortalecida do episódio, caso consiga manter seu status de zona livre de aftosa sem vacinação. Ele voltou a apoiar a decisão do governo catarinense de não vacinar.