Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Russos decidem continuar com embargo às aves americanas

O embargo, imposto em 10 de março, seria suspenso amanhã.

Redação AI 10/04/2002 – A Rússia pretende estender o embargo às importações de carne de frango e outras aves dos Estados Unidos. O motivo, segundo informou o porta-voz do Ministério russo, Sergei Kuznetsov, é o descumprimento de parte do acordo fechado na semana passada pelos americanos.

Segundo as agências internacionais, o embargo, imposto em 10 de março, seria suspenso amanhã. Na semana passada, russos e americanos tinham conseguido fechar um acordo no sentido de acabar com a proibição.

Em troca, os Estados Unidos forneceriam ao Ministério da Agricultura russo um relatório sobre a implementação das condições do acordo, como um controle mais rigoroso sobre os documentos que asseguram a sanidade do produto e medidas contra as companhias americanas que exportam carne contaminada por salmonella.

Enquanto isso, cresce na Rússia o movimento para estimular a produção local, que substituiria as importações.

O chefe do comitê agrícola do parlamento russo, Gennady Kulik, defende essa posição.

Segundo ele, as condições impostas aos produtores norte-americanos não são rigorosas o bastante e ele quer que o governo incentive a produção local.

A Rússia é o principal mercado externo dos 38 estados norte-americanos produtores de frango. Suas exportações para o país totalizam entre US$ 600 e US$ 700 milhões por ano.

Os Estados Unidos são os maiores produtores e exportadores mundiais de frango. O Brasil ocupa a segunda posição, sendo que desde o ano passado, os embarques para a Rússia vêm crescendo significativamente.