Problema na fase inicial do plantio de soja no Rio Grande do Sul nesta safra 2009/10, as chuvas deram uma trégua nos últimos dias e permitiram a aceleração da semeadura no Estado. Parte das lavouras plantadas na largada dos trabalhos foi prejudicada, como informou o Valor, mas o clima melhorou e ainda pode se “redimir”.
No dia 30 de novembro, Antonio Sartori, da corretora gaúcha Brasoja, estimava que 30% da área plantada de soja prevista para a temporada de verão havia sido semeada, e que cerca de um terço dela teria de ser replantada. No dia 4 de dezembro, a Emater/RS, ligada à Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, informou que o plantio alcançava 43% da área projetada.
“Os produtores estão trabalhando 24 horas por dia nos últimos dias e agora dois terços da área prevista já foi semeada”, afirmou Sartori. “Com clima ideal até a colheita, a produção estadual pode chegar a 10 milhões de toneladas. Mas, há um mês, eu acreditava que poderia alcançar 11 milhões”. No levantamento que divulgou na terça-feira, a Conab estimou a safra gaúcha de soja em 8,422 milhões de toneladas, 6,4% superior ao volume de 2008/09.
Esse volume faz do Rio Grande do Sul o terceiro maior produtor de soja do país, depois de Mato Grosso e do Paraná.