Redação (11/09/2008)- A agropecuária foi o setor que mais contribuiu para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano. Enquanto o PIB do País cresceu 6,1%, o da agropecuária avançou 7,1% em relação ao mesmo período de 2007. "Temos um bom crescimento na safra de grãos e na produção de todas as carnes", afirma Fábio Silveira, analista da RC Consultores. Ele acredita que o PIB da agropecuária encerre o ano crescendo entre 5% e 5,5%.
Segundo dados do IBGE, o Brasil colheu em 2008 uma safra recorde de 145,1 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 9% em relação ao ano passado. Além disso, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE indica ainda que a produção de cana-de-açúcar vá atingir novo recorde alcançando 591,4 milhões de toneladas neste ano. "Tivemos uma boa safra de verão no ano passado e apesar do aumento dos custos de produção ainda conseguiremos plantar outra boa safra neste ano", afirma o economista Guilherme Dias, professor da Universidade de São Paulo.
O professor lembra que dois produtos tiveram um bom desempenho neste ano. A produtividade da safrinha de milho e das lavouras de trigo foram muito melhores do que no ano passado. Para ele, nem mesmo a queda dos preços das commodities deve limitar a manutenção do crescimento do PIB do setor este ano.