Redação (07/08/06)- O porto de Santos voltou a liderar os embarques de soja em grão do país nos primeiros sete meses deste ano, segundo levantamento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) com base em informações fornecidas por operadores portuários. De janeiro a julho, foram exportadas pelo porto paulista 5,143 milhões de toneladas do produto, 5,5% mais que em igual intervalo de 2005.
Neste ranking, o porto de Paranaguá (PR) permaneceu na segunda posição, com embarques de 2,856 milhões de toneladas. Em relação ao mesmo período do ano passado, contudo, houve queda de 20,5%, atribuída pela Anec às restrições do governo paranaense à soja transgênica.
Conforme a entidade, tais restrições, discutidas na Justiça, continuam a estimular o crescimento do movimento no porto de São Francisco do Sul. Pelas instalações catarinenses, saíram do país 2,228 milhões de toneladas de soja em grão nos primeiros sete meses de 2006, 68% mais que entre janeiro e julho de 2005.
Entre os principais portos exportadores do produto do Brasil, São Francisco do Sul cresceu menos apenas que Rio Grande, que no ano passado registrou embarques pífios por conta da quebra da safra gaúcha em decorrência de uma prolongada estiagem. Neste ano, já foram exportadas por Rio Grande 2,278 milhões de toneladas, ante apenas 162 mil até julho do ano passado. Em Santarém (PA), onde a americana Cargill mantém um terminal para exportação, o crescimento chegou a 38,5%, para 583 mil toneladas.