O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) consolidou na 6ª Suinfest, no dia 08 de julho, com a participação de lideranças da suinocultura brasileira, a parceria estratégica e inédita com a Associação de Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) – entidade representativa dos suinocultores independentes da região da Zona da Mata, filiada à Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) -, e o Frigorifico Saudali com a assinatura do Termo de Cooperação do PNDS.
Junto à Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), as entidades irão investir em projetos visando o aprimoramento da comercialização, da produção e da industrialização da carne suína, até 2012. As ações serão realizadas em cinco cidades de Minas Gerais. Esta é primeira vez que uma indústria aloca recursos diretamente para colaborar na formação da contrapartida financeira assumidas pela ABCS e suas afiliadas junto ao SEBRAE Nacional.
Tito Garavini, diretor-presidente do Frigorífico Saudali, acredita no PNDS e na sua importância para o alcance das metas de aumento do consumo interno da carne suína. “Todos nós sabemos que aumentar 2kg no consumo per capita é de grande importância para o setor e o produtor é o maior beneficiado, por isso não podíamos deixar de colaborar, precisamos nos unir e contribuir com recursos para que o projeto se torne uma realidade em nosso Estado”.
O Presidente da ABCS, Irineu Wessler destacou a programação da feira e mobilização da Assuvap e da Coosuiponte em relação ao PNDS e disse estar satisfeito com o seu desenvolvimento em Minas. “Toda a mobilização que o Estado tem feito em prol do projeto desencadeia novas idéias nas associações que fazem parte do PNDS, além de reconhecer que o investimento agora trará resultados significativos para todos os elos da cadeia”, ressaltou.
Essa também é a visão do presidente da Assuvap, Fernando Soares, que ao assinar o termo, mobilizou todos os elos da cadeia a incentivarem o projeto. “Eu convoco a todos os suinocultores que apóiem e acreditem no PNDS, pois essa é uma grande oportunidade para a suinocultura dar um salto no consumo interno brasileiro”, afirmou.
Já o presidente da Asemg, João Bosco Martins de Abreu, enfatizou a grande presença de autoridades do setor suinícola, salientando que esse tipo de integração é importante para o setor. João Bosco também falou sobre a suinocultura do Vale do Piranga, classificando-a como atuante.
Segundo Valdecir Folador, presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) que esteve presente durante todo evento, a assinatura do termo só evidencia a qualidade das ações do projeto e também amplia sua infiltração nas cidades de todo País. “O Estado de Minas mostrou o quanto este Projeto é importante também para as agroindústrias, que se beneficiarão diretamente com o aumento de consumo, ou seja, abre um precedente para que as outras associações busquem a parceria e que também haja interesse de outros frigoríficos em fazer parte das ações”, conta.
Para o Presidente do Comitê executivo do PNDS e conselheiro de mercado da ABCS, Rubens Valentini, a parceria com a agroindústrias e com a associações regionais é a consolidação do projeto, que também tem como foco a integração dessas empresas em entidades. “Esse resultado reflete a confiança que o setor está depositando no PNDS, a compreensão de que o projeto irá beneficiar todo o setor e que é preciso investir para que haja retorno completo”. Ainda segundo ele, a parceria abre caminho para os outros estados que também estão engajados em buscar parceiros. Carlos Geesdorf, presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS) considera a parceria “fantástica”. “Isso prova que Minas é o Estado que vem desempenhando melhor o projeto e buscado parcerias de grande importância para o aumento de consumo, e essas ações são o espelho para os outros estados que agora vêem que o engajamento das agroindústrias é real”.
Mais de 2.000 pessoas entre suinocultores, colaboradores de granja, profissionais do setor e visitantes de oito estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Goiás) e do Distrito Federal participaram da 6ª Suinfest e também da assinatura do termo de cooperação.
O evento foi promovido pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e pela Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) e reuniu em mais de 50 estandes, dezenas de autoridades e empresas do setor suinícola.
Com o tema “Construindo Histórias e Superando Desafios”, a 6ª Suinfest contou com uma programação voltada para o suinocultor, com temas atuais e de grande relevância para a classe.
O Workshop, realizado no último dia do evento, contou com quatro palestras: “Suinocultura um Cenário de Recuperação e de Desafios”, com o presidente do grupo Agroceres, Fernando Antônio Pereira; “Panorama do Mercado Mineiro” apresentado pelo presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais, João Bosco Martins de Abreu; “Fusões e Aquisições no Mercado de Carnes: Meu bem ou Meu mal?”, com o diretor da Auster Nutrição, Paulo Portilho; e a mais esperada: “Estratégia de Sobrevivência Organizacional”, com o economista, administrador e navegador, Amyr Klink.