Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

SC discute comércio de carne suína com EUA

Governador do Estado está em missão nos Estados Unidos para discutir a abertura do mercado norte-americano para produtos suínos e bovinos catarinenses.

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, viajou no sábado (06/03) para uma missão oficial de oito dias aos Estados Unidos em busca de novas parcerias para o desenvolvimento do Estado. Um dos destaques será o encontro do governador com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Carlos Moreno, na segunda-feira (8), em Washington. Na reunião, serão discutidos detalhes para a possiblidade de fechamento de um empréstimo de 300 milhões de dólares, o chamado BID 5, que servirá para a recuperação das estradas de Santa Catarina.
   
Na manhã de terça-feira (09), o governador estará em audiência com o secretário-adjunto para Marketing e Programas Regulatórios do Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA), Edward Avalos, e representantes da Associação Brasileira da Indústria de Carnes. Na ocasião, será discutido o projeto de comercialização de carne suína e bovina da América Latina nos EUA, já que Santa Catarina é o único estado brasileiro com zona livre de aftosa sem vacinação.
   

No período da tarde, haverá uma reunião com o diretor para Assuntos Internacionais do Departamento Nacional de Parques dos Estados Unidos, Stephen Morris, para dar continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvido pelo Comitê de Unidades de Conservação, criado pelo secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, e presidido pelo presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores. Temos um grupo de pessoas trabalhando para estabelecer uma cooperação voltada à integração de unidades de conservação com o turismo de natureza. Estamos tentando transformar os 23 parques catarinenses, que são 1% do território do Estado, em parques de desenvolvimento de Ciência, Cultura, Educação e Turismo, afirma Lummertz.
   
Ainda em Washington, o governador Luiz Henrique irá se reunir, na quarta-feira (10) pela manhã, com a diretora de Desenvolvimento Sustentável para América Latina do Banco Mundial, Laura Tuck.
  
O governador e comitiva terão encontro, na quinta-feira (11), com o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, que está ajudando no projeto preliminar da política de longo prazo para área de Segurança Pública nos próximos 20 anos em Santa Catarina. A comitiva irá conhecer os melhores parâmetros do programas na área de Segurança Pública da cidade de Nova Iorque, que poderão servir como exemplo para Santa Catarina. Após, Luiz Henrique visitará o Corpo de Bombeiros de Nova Iorque e a Central de Gerenciamento de Emergências da Cidade de Nova Iorque.
   
Na sexta-feira (12), também em Nova Iorque, o governador e comitiva estarão na Divisão de Narcóticos e Combate ao Narcotráfico da Cidade de Nova Iorque. Em seguida, haverá um encontro com o cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, embaixador Osmar Chohfi.   

Também integram a comitiva o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz; secretário de Estado de Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchini; deputado Jailson Lima e o diretor de Imprensa José Augusto Gayoso. As informações partem do Governo de Santa Catarina.