O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, viajou no sábado (06/03) para uma missão oficial de oito dias aos Estados Unidos em busca de novas parcerias para o desenvolvimento do Estado. Um dos destaques será o encontro do governador com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Carlos Moreno, na segunda-feira (8), em Washington. Na reunião, serão discutidos detalhes para a possiblidade de fechamento de um empréstimo de 300 milhões de dólares, o chamado BID 5, que servirá para a recuperação das estradas de Santa Catarina.
Na manhã de terça-feira (09), o governador estará em audiência com o secretário-adjunto para Marketing e Programas Regulatórios do Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA), Edward Avalos, e representantes da Associação Brasileira da Indústria de Carnes. Na ocasião, será discutido o projeto de comercialização de carne suína e bovina da América Latina nos EUA, já que Santa Catarina é o único estado brasileiro com zona livre de aftosa sem vacinação.
Ainda em Washington, o governador Luiz Henrique irá se reunir, na quarta-feira (10) pela manhã, com a diretora de Desenvolvimento Sustentável para América Latina do Banco Mundial, Laura Tuck.
O governador e comitiva terão encontro, na quinta-feira (11), com o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, que está ajudando no projeto preliminar da política de longo prazo para área de Segurança Pública nos próximos 20 anos em Santa Catarina. A comitiva irá conhecer os melhores parâmetros do programas na área de Segurança Pública da cidade de Nova Iorque, que poderão servir como exemplo para Santa Catarina. Após, Luiz Henrique visitará o Corpo de Bombeiros de Nova Iorque e a Central de Gerenciamento de Emergências da Cidade de Nova Iorque.
Na sexta-feira (12), também em Nova Iorque, o governador e comitiva estarão na Divisão de Narcóticos e Combate ao Narcotráfico da Cidade de Nova Iorque. Em seguida, haverá um encontro com o cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, embaixador Osmar Chohfi.
Também integram a comitiva o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz; secretário de Estado de Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchini; deputado Jailson Lima e o diretor de Imprensa José Augusto Gayoso. As informações partem do Governo de Santa Catarina.