Redação SI 21/02/2003 – As exportações catarinenses elevaram-se em 3,01% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando US$ 203,4 milhões de dólares.
Conforme a pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), houve um crescimento de 40% nas vendas para a Argentina.
Com esse resultado, a Argentina pulou da nona para a quarta posição na relação dos maiores importadores de produtos catarinenses. Já a Rússia, até então o segundo maior destino dos produtos do Estado, comprou menos que a Argentina e caiu para a quinta posição da mesma lista.
Este foi o quinto ano consecutivo em que as exportações de janeiro superam as do mesmo mês do ano anterior, afirma o presidente do Sistema Fiesc, José Fernando Xavier Faraco. O dirigente destaca que em janeiro de 1999, o Estado exportou US$ 136,6 milhões, o que indica um crescimento de 48,89% até 2003.
Apesar desse crescimento, o volume de exportações de janeiro de 2003 não impediu a tradicional queda registrada em relação a dezembro, que se repete ano a ano e desta vez alcançou 23,94%.
As dificuldades de vendas de carnes de suínos para a Rússia também contribuíram significativamente para a redução das exportações em relação ao final do ano passado.