Redação (27/11/06) – O órgão vai realizar duas reuniões na cidade: a 18 Conferência da Comissão Regional da OIE para as Américas, de amanhã até sábado, e a I Conferência Internacional de Laboratórios de Referência e Centros Colaboradores, de 3 a 5 de dezembro.
Segundo o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, o setor irá pedir mais uma vez a reabertura da Rússia para as carnes do Estado, fechado desde dezembro de 2005 após casos de aftosa no Paraná e Mato Grosso do Sul.
O secretário da Fazenda de Santa Catarina, Felipe Luz, que esteve à frente da Agricultura no Estado, disse que o governo colocará avião à disposição de Nepoklonov caso ele queira conhecer a produção de suínos no oeste do Estado, mas não tem esperanças de que ele reverta o embargo. “Ele é quem assina a liberação, mas quem determina é o ministro da agricultura”, diz.
Os catarinenses souberam da presença de Nepoklonov em SC pelo ministro do Desenvolvimento Luiz Furlan, que esteve em Moscou e se reuniu com suinocultores em Brasília na semana passada. Furlan informou que negocia com os russos o fim do embargo.