O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, esteve reunido na última segunda-feira (4) com os presidentes da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto e da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes.
Na ocasião o secretário ressaltou que não há confirmação no Brasil de casos da influenza A. Destacou ainda que o Governo está atento e mobilizado, por meio do controle de portos, aeroportos e fronteiras, para evitar que o vírus entre no país.
“Existe um grupo interministerial promovendo reuniões diárias para discutir e atualizar informações que são captadas pelos ministérios”, afirmou Inácio Kroetz, que lembrou, ainda, não existir qualquer ligação comprovada, até o momento, entre a criação de suínos e a disseminação do vírus influenza A no Brasil.
“Os produtores e exportadores de frangos estão solidários às decisões do Governo Federal e também engajados nesta campanha, reforçando as medidas de biosegurança para que a sanidade nas carnes seja preservada”, destacou Turra.
Participaram ainda do encontro coordenadores do Vigiagro do Porto de Santos, Paranaguá e Itajaí, entre outros representantes do MAPA e de agroindústrias exportadora.