Um dos maiores players mundiais do setor, a Seara Alimentos projeta forte ampliação do plantel de matrizes suínas que leva a assinatura da Topigs Norsvin, lider mundial em pesquisa e desenvolvimento da genética suína. “Partimos de 35 mil matrizes em 2016, alcançamos 50 mil no ano passado e temos como meta ampliar para 80 mil fêmeas neste ano de 2018”, afirma o Diretor de Agropecuária da Seara, José Antonio Ribas Júnior.
Segundo ele, a gradativa migração para a genética Topigs Norsvin busca maior eficiência na produção de proteína animal de alta qualidade a custos menores. “Parcerias se consolidam e fortalecem sempre que existe convergência de valores e objetivos”, observa, destacando o apoio gerencial, assistência técnica e a constante evolução dos materiais que a Topigs Norsvin disponibiliza aos seus parceiros.
“Além da segurança em relação aos materiais genéticos já consagrados, também já estamos colhendo resultados extremamente promissores em relação à matriz TN70, recém-lançada no mercado brasileiro. Os primeiros resultados indicam evolução em número de leitões, conversão alimentar e qualidade de carcaça para atender aos mais exigentes mercados”, diz.
Em sua visão, o aumento da participação da Topigs Norsvin no plantel de suínos da Seara Alimentos é fruto de uma parceria que vem sendo construída com base em um relacionamento bastante próximo entre as duas empresas, onde resultados, responsabilidades e objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo são compartilhados.
A melhor matriz do mundo
Segundo o diretor geral da Topigs Norsvin no Brasil, André Costa, a matriz TN70 materializa um antigo sonho e aspiração dos criadores: o de poder agregar as melhores características do Large White, como a prolificidade e robustez, com o melhor do Landrace, com destaque para a eficiência alimentar e qualidade de carcaça, em uma única matriz, produzindo uma fêmea híbrida F1 Landrace (L) x Large White (Z). A TN70 vem sendo apontada por pesquisadores e geneticistas como a melhor fêmea do mundo.
Testada e aprovada em escala na Europa, ela traz uma combinação única entre a alta eficiência reprodutiva e a excelente eficiência na produção de suínos terminados. Produz um grande número de leitões nascidos fortes e vigorosos, que resultam em terminados uniformes, com extraordinária eficiência alimentar, elevado ganho de peso diário e excelente qualidade de carcaças, com elevado percentual de carne magra, reunindo as características desejadas por toda a cadeia, do criador ao frigorífico e consumidor final. É um animal rústico, de fácil adaptação. Extremamente dócil e calmo, sendo de muito fácil manejo.