“Não há risco de se consumir carne suína. A contaminação pelo vírus tipo AH1N1 só ocorre entre humanos. Não existe gripe nos plantéis de suínos no País. A carne produzida aqui é de qualidade internacional e com grandes chances de ganhar mercados internacionais em pouco tempo. Portanto, a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) sob orientação dos Ministérios da Saúde e da Agricultura recomendam que a carne suína brasileira pode ser consumida sem qualquer risco”. A declaração é do presidente da APCS, Waldomiro Ferreira Junior que, juntamente, com produtores locais, engenheiros agrônomos, veterinários e sanitaristas da Secretaria Estadual da Saúde, conversaram com representantes dos veículos de comunicação de Bragança Paulista (SP) na tarde desta quarta-feira, 6 de maio, na Câmara Municipal.
Durante todo o encontro os especialistas no assunto responderam perguntas da imprensa e, a todo o momento, frisaram a importância de levar informações corretas à população sobre o tema. “Hoje a carne suína é produzida em locais onde o aspecto sanitário é levado aos mais rigorosos critérios. Os ambientes onde estão os animais são climatizados e obedecem regras internacionais de produção. Por isso, o governo federal vai investir na divulgação de informações que desvinculem a produção suína da gripe provocada pelo vírus tipo AH1N1”, acrescenta.
Ferreira, em todas as suas respostas, ressalta a importância e a reconhecida da produção brasileira de carne suína.
LEGISLAÇÃO
De acordo com o Waldomiro Ferreira, presidente da APCS, a decisão do Governo Federal de permitir que cada estado brasileiro organize sua própria legislação para organizar a produção de carne suína e o manejo do resíduo orgânico é um avanço. “O esterco produzido a partir dos resíduos dos plantéis de suínos serão uma revolução no que se refere aos adubos orgânicos para a lavoura brasileira. Estudos indicam isso e nós levaremos esse conhecimento até onde for necessário para o aproveitamento e dinamismo da produção agrícola no estado”, finaliza.
A elaboração de uma legislação de meio ambiente para o setor da suinocultura é um dos projetos em desenvolvimento na maioria dos estados onde há produção suína já que a única lei existente é a Federal.