Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Semana decisiva para a carne suína brasileira

<p>Abipecs espera reabertura do mercado da África do Sul. Perspectivas de abertura das Filipinas e do Vietnã. Missão do Itamaraty vai à Rússia para negociar fim do sistema de cotas.</p>

Uma Missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está hoje (20/07) na África do Sul para negociar a reabertura do mercado africano para a carne suína e bovina brasileira.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, acompanha a delegação, que é formada por Inácio Kroetz, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa e por Jamil de Souza Gomes, diretor de Saúde Animal do Mapa.

A África do Sul suspendeu as importações de carne suína e bovina do Brasil por ocasião do foco de febre aftosa no município de Eldorado (MS), em outubro de 2005. Gradualmente, todos os países que suspenderam a entrada do produto brasileiro liberaram as importações. A África do Sul é o último país no mundo que ainda resiste a reconhecer a sanidade do Brasil.

Esta é a quarta missão do Mapa nos últimos 12 meses. O próprio secretário Kroetz esteve na África do Sul em setembro de 2008. Ocorreram ainda duas outras missões lideradas por diretores de Departamento do Mapa. A última aconteceu em janeiro de 2009.

A África do Sul importou do Brasil, em 2005, cerca de 20 mil toneladas de carne suína. Avalia-se que com a esperada reabertura os embarques rapidamente voltem ao normal. O presidente da Abipecs espera que esta missão equacione de maneira definitiva a reabertura daquele significativo mercado.

Novos mercados – A Abipecs acredita também na abertura de novos mercados para a carne suína brasileira. Os mais prováveis seriam o das Filipinas e o do Vietnã.

De acordo com a Abipecs, a expectativa que o mercado filipino esteja acessível já no mês de agosto, fato que, infelizmente, não se materializou por ocasião da visita da presidente Gloria Arroyos a Brasília, no mês passado. Naquela ocasião, houve o compromisso informal do ministro da Agricultura filipino, Arthur Yap, de tratar da questão dentro de 60 dias. Todas as questões técnicas já foram resolvidas.

O mercado do Vietnã também esta prestes a ser aberto, informa a Abipecs. As autoridades veterinárias do país já enviaram modelo de Certificado Internacional Sanitário que foi revisado pelo Mapa. Assim, aguarda-se a liberação de Hanói. “A abertura dos mercados das Filipinas e do Vietnã e a reabertura do mercado da África do Sul devem representar uma exportação potencial adicional de oito mil toneladas mensais, dando novo alento ao setor de suínos, que atravessa séria crise de preços”, afirma Camargo Neto.

Missão para a Rússia – Uma Missão liderada pelo secretário geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, estará na Rússia nesta semana por conta da V Comissão de Alto Nível (CAN) entre Brasil e Rússia. Trata-se de mais uma etapa no processo de negociação visando ao término do sistema de cotas que tem discriminado o Brasil e privilegiado os EUA e a União Europeia.

A expectativa da Abipecs é que, já em 2010, a Rússia passe a distribuir suas cotas de importação dentro do sistema de Nação Mais Favorecida (MFN, sigla em inglês), sem discriminação geográfica.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Abipecs