A ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), com apoio do Sebrae Nacional, Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), fechou uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar para criar a maior vitrine da história para a carne suína aos consumidores brasileiros durante a Semana Nacional da Carne Suína, que ocorrerá entre 2 e 16 de outubro de 2013. Neste período, cortes suínos sob o slogan a “Carne Suína é 10” serão colocados em destaque nas 508 lojas de varejo do Grupo Pão de Açúcar, a maior rede do país.
“A Semana é uma ação inédita para o nosso setor e também para o varejo, pois é primeira vez que se realiza uma campanha nacional de incentivo ao consumo da carne suína. Acredito no resultado das vendas e no impacto que será gerado para toda a cadeia da suinocultura”, disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Segundo ele, a Semana Nacional da Carne Suína é um trabalho liderado pela ABCS que conta com importantes parceiros, principalmente das associações estaduais. “Sabemos do trabalho incansável das associações estaduais pelo aumento do consumo e de seu apoio às iniciativas da ABCS”, comentou.
Outro parceiro importante para a ação é o Sebrae que, desde o primeiro ciclo do PNDS (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura) em 2010, apoia a ABCS para desenvolvimento do setor nas três bases da sustentabilidade: a econômica, ambiental e social.
“Tivemos uma parceria muito boa com a ABCS por meio da primeira fase do PNDS e, agora, renovamos como PNDS Sustentabilidade. O projeto visa aumentar as boas práticas de produção e de gestão e, também, a viabilidade econômica da atividade”, explica o representante do Sebrae na coordenação do PNDS Sustentabilidade, João Fernando Nunes.
A preparação já começou na prática. No dia 15 de maio, por exemplo, a unidade do Pão de Açúcar da Avenida Ricardo Jaffet, em São Paulo, recebeu a equipe do PNDS para um curso de cortes suínos. O gerente-geral da loja, Shigueru Kokuta, elogiou a iniciativa e as novas variedades de cortes apresentadas no curso.
“O curso conseguiu trazer para nossa equipe o que o cliente gosta de encontrar na carne suína, bem como tirar o preconceito. A partir de agora, poderemos mostrar uma variedade bem maior de cortes e estimular os consumidores a fazer outros pratos com o produto”, avaliou.
Além dos cursos de cortes especiais suínos que irão atender mais de 1.000 líderes de açougue nos meses de maio a setembro, a ABCS e o Pão de Açúcar promoverão oficinas gastronômicas conceituais e palestras informativas para estudantes e profissionais da saúde nas principais cidades.
Apenas nessa semana já foram capacitados mais de 120 profissionais para as lojas de São Paulo capital. A parceria também contempla a realização de campanhas regionais de incentivo ao consumo da carne suína, que serão realizadas após a capacitação das lojas da região.
O diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser, destacou a abrangência e os objetivos da Semana Nacional da Carne Suína. “Esta parceria é o coroamento da estratégia para aumento do consumo de carne suína no Brasil. É uma campanha em todas as lojas da maior rede varejista do país ao mesmo tempo. Se trata de uma grande iniciativa que vai mobilizar o consumidor e o próprio setor além de gerar outros desdobramentos positivos para os produtores. É hora de toda a cadeia vestir a camisa ‘Carne Suína é 10’ e apoiar a ABCS nessa ação histórica”, pontuou.