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Mercado

Semana Nacional da Carne Suína expande atuação para redes de varejo

A maior vitrine da carne suína no varejo brasileiro estará em redes que correspondem a aproximadamente 10% do faturamento geral do varejo alimentício do país

Semana Nacional da Carne Suína expande atuação para redes de varejo

AgostoA Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) vem traçando uma história de resultados desde a sua criação em 2013, quando foi idealizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o apoio do Sebrae Nacional e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para inserir a proteína no dia a dia do brasileiro e criar a maior vitrine da carne suína no varejo nacional. Após consolidar a parceria com o GPA, nas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, a SNCS inova com a participação de três novas bandeiras: Comper, Oba e St. Marche e estará presente nas 588 lojas distribuídas em 18 estados brasileiros durante o período de 26 de setembro a 12 de outubro.

Com o objetivo de incentivar o consumo da carne suína entre os brasileiros, a SNCS ganha as gôndolas de bandeiras com perfis distintos e com um público diversificado, compreendendo as classes de A à C e garantindo a inserção da proteína em segmentações como hortifrúti, supermercados de luxo e grandes redes de varejo com resultados expressivos junto a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), responsável pelos levantamentos estatísticos do varejo brasileiro.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, credita o crescimento da SNCS como um resultado claro da efetividade do trabalho estratégico que a ABCS desenvolve no Brasil e define a realização da campanha como uma das maiores entregas da instituição à suinocultura brasileira. “Conseguimos realizar uma ação de grande impacto na economia do varejo encabeçando esta iniciativa de custo próprio vindo dos colaboradores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e Sebrae. A SNCS é vantajosa para todos os elos da nossa cadeia e amplia as oportunidades para produtores, indústria e varejo”, explica.

Todas as redes serão atingidas pela metodologia que a ABCS trabalhará no país através de capacitações para colaboradores e, assim, informar sobre a qualidade, versatilidade e sabor da carne suína e inovando nas campanhas de ponto de venda para incrementar as vendas da proteína no período.

Conheça as redes participantes

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, a maior rede de varejo brasileira responsável pelas bandeiras Extra e Pão de Açúcar investirá em treinamentos para colaboradores de açougue e vendas com foco em informação sobre a produção de suínos e com palestra motivacional para engajar a equipe durante a realização da SNCS. O GPA também realizará ao longo dos meses de setembro e outubro as tradicionais oficinas gastronômicas que conquistam os clientes com a diversidade de cortes, praticidade e sabor incomparável da carne suína.

Voltada para o público C e focada na oferta de qualidade e bons preços, a bandeira Extra realiza a SNCS em 323 lojas, dividas em formato supermercado e hipermercado, espalhadas em 17 estados brasileiros. A rede premium do GPA, o Pão de Açúcar, investirá no atendimento personalizado e maior oferta de produtos para inserir a carne suína no carrinho de compras de seus clientes distribuídos em 12 estados e 185 lojas.

O Comper, varejo líder no Centro-Oeste, com 29 lojas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal direcionadas ao público C,  já realizou os treinamentos de cortes e de promotores de venda e está preparado para mostrar aos clientes que a carne suína é saudável, versátil e tem potencial para ser uma excelente opção para a alimentação do dia a dia. Além de aumentar a disponibilidade de cortes e investir no porcionamento, a bandeira também surpreenderá com o envolvimento da equipe do açougue e colaboradores da rotisserie.

Com presença forte no estado de São Paulo e Distrito Federal, uma das principais redes de hortifrúti do Brasil estreia este ano na SNCS. A rede Oba divulgará a campanha em 32 lojas e já se prepara para a realização de curso de cortes e treinamento de promotores de vendas para incrementar o portfólio de produtos de carne suína e informar seus colaboradores sobre as vantagens da proteína, iniciativa fundamental para conquistar clientes da rede cujo um quarto do faturamento é voltado para o açougue.

A carne suína também conquistará os clientes do St. Marche, maior rede de supermercados de luxo do Brasil. Com 18 lojas distribuídas na região metropolitana de São Paulo, a bandeira pretende explorar os cortes da proteína e levar diversidade para suas gôndolas. Além do curso de capacitação dos açougueiros, o St. Marche aposta no treinamento dos personal shoppers, colaboradores de lojas responsáveis por orientar e indicar produtos aos clientes.

A diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, explica que outro ponto importante na realização da SNCS é a campanha que será desenvolvida nas lojas participantes. Pensando nisso, a ABCS disponibilizou às redes um pacote de comunicação interativa com fotos, vídeos, receitas e informações nutricionais e sobre a qualidade da carne suína que poderão dar suporte ao desenvolvimento da comunicação junto aos clientes. “Estamos mudando o espaço e a comunicação da carne suína no varejo através dessa ampliação do nosso trabalho. Um aumento de competitividade comprovado para a cadeia de suínos do nosso país”.

A Semana Nacional da Carne Suína conta também com o apoio do MAPA, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ABRAS e poderá ser conferida nas lojas participantes a partir do dia 26 de setembro.