A ampliação e a diversificação das exportações do Rio Grande do Sul são o foco das duas edições do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove em Porto Alegre, nestas terça (26) e quarta-feiras (27). Especialistas do governo apresentarão a agentes e representantes do agronegócio gaúcho assuntos estratégicos, fundamentais para quem quer exportar, como linhas financiamentos, ferramentas institucionais e estratégias de integração.
O 23º AgroEx, nesta terça-feira (26), vai reunir produtores rurais, cooperativas, associações, sindicatos e agroindústrias. O encontro será na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a partir das 8h30. Os participantes assistirão, ainda, a casos bem-sucedidos de organização da cadeia produtiva para exportação direta e venda externa de vegetais congelados, contados por quem viveu a experiência de ver seu negócio ganhar o mercado internacional.
No dia seguinte, o Mapa realiza um AgroEx inédito, voltado exclusivamente para o comércio internacional de ovos, às 9 horas. O seminário faz parte da programação do 21º Congresso Brasileiro de Avicultura, organizado pelas entidades do setor, no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).