Redação (31/07/2008)- As tendências de negócio, do mercado de grãos e de proteína animal; os impactos da agroenergia na economia agrícola mundial e onde será produzido o suíno no futuro, serão alguns dos temas apresentados no 8º Seminário Internacional de Suinocultura (logo anexo), que acontece no período de 27 a 29 de agosto no Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral paulista.
Um dos maiores encontros da suinocultura brasileira, realizado a cada dois anos pelas empresas Agroceres PIC e Agroceres Nutrição Animal, o seminário é conhecido por reunir destacados especialistas para discutir a evolução e as tendências do mercado suinícola. Neste ano, a organização do evento espera reunir mais de 600 pessoas entre suinocultores, técnicos e dirigentes de cooperativas e agroindústrias, além de produtores vindos do México, Venezuela, Colômbia, Equador, Chile e Argentina, em torno do tema central “Crescimento com Sustentabilidade”.
Serão nove os painéis do seminário com análises conjunturais, econômicas, sócio-políticas e cenários para o mercado de grãos e carnes. Na abertura, por exemplo, estará o consultor Stephen Kanitz. Articulista da revista Veja e ex-professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Kanitz falará sobre “as tendências que afetarão os negócios e o Brasil de nossos filhos”. O engenheiro agrônomo Alexandre Mendonça de Barros é outro convidado palestrante, que falará sobre o cenário macro-econômico mundial e sobre as tendências do mercado de grãos e de proteína animal.
Agroenergia – O impacto da agroenergia na economia agrícola mundial, – com projeções da produção de grãos, aspecto China e produção da cana-de-açúcar – não poderia deixar de estar presente na pauta de discussões. O tema que leva o título “Os desafios da competição energia X alimentos” será apresentado por André M. Nassar, diretor geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), além de membro do Grupo Técnico para as negociações agrícolas da Rodada de Doha e colaborador do G-20 como especialista em mercado mundial agrícola a pedido do Governo Brasileiro.
Na área de gestão, Nick Holden, sócio-proprietário da empresa norte-americana Holden Farms, é o especialista convidado para falar sobre a importância da administração para o aumento da competitividade das empresas no mercado suinícola. E visando o aspecto humano, a palestra “Qual a vida que vale a pena ser vivida”, do advogado, filósofo e jornalista Clóvis Barros Filho, vai analisar as transformações do conceito de felicidade e do sentido da vida.
Suinocultura – Entre os painéis específicos à suinocultura o tema: “Onde serão produzidos os suínos no futuro”, apresentado por Steve Meyer, presidente da empresa de consultoria Paragon Economics, vai expor a suinocultura do futuro de acordo com condições sanitárias, mercadológicas, como ficará a organização da cadeia produtiva e o modelo de produção mais indicado para o Brasil. Já Andrzej Sosnicki, um cientista da carne, vai explicar como, do ponto de vista genético, adequar os produtos suinícolas a mercados específicos, como a China ou Japão, por exemplo.
“Procuramos escolher assuntos interessantes e relevantes para o atual estágio da suinocultura brasileira e mundial. Afinal, o objetivo do seminário é oferecer informações que permitam aos suinocultores antever tendências, projetar cenários e reunir elementos que auxiliem na tomada de decisão”, comenta Alexandre Furtado da Rosa, gerente de Mercado da Agroceres PIC.
Serviço:
8º Seminário Internacional de Suinocultura
Realização: Agroceres PIC e Agroceres Nutrição Animal
Período: de 27 a 29 de agosto
Local: Hotel Sofitel – Guarujá – SP
Informações: (19) 3526.8677