Um comunicado da embaixada do Brasil na Ucrânia enviado à União Brasileira de Avicultura (Ubabef), informa que a Comissão Interministerial do Comércio Exterior daquele país oficializou a decisão de não aplicar medida antidumping contra a importação de cortes de frango brasileiro.
O Brasil em 2007 exportava 10 mil toneladas de carne de frango. Em abril de 2008, a Ucrânia acusou empresas brasileiras de vender a carne de frango a preços inferiores aos praticados nos mercados locais, resultando em concorrência desleal. Com as restrições impostas houve uma queda para 248 toneladas em 2010. A denúncia se estendeu aos Estados Unidos. O Brasil e os EUA contrataram um advogado em comum que conseguiu parecer favorável aos dois países.
“A decisão irá incrementar as exportações para o país, que é um importante mercado comprador. Porém, devido às restrições, reduziu as encomendas nos últimos anos. Vamos iniciar imediatamente tratativas com os importadores para que, o mais rapidamente possível, voltemos a bons índices de exportação para aquele país”, afirmou Francisco Turra, presidente executivo da Ubabef.