Uma comissão da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) acompanha as discussões sobre a Ferrovia de Integração (ou do Frango). O grupo, que trabalha em parceria com representantes de outros municípios, destaca que todas as cidades da região lutam pelo traçado Itajaí-Dionísio Cerqueira, no SC.
O edital para elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia do Frango, que vai ligar o Litoral Norte ao Oeste de Santa Catarina, deve ser lançado no próximo mês. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública do Governo Federal. O custo estimado para o estudo é de R$ 7,76 milhões.
O trajeto previsto vai de Itajaí a Dionísio Cerqueira, totalizando 862 quilômetros, mas apesar da projeção, a Ferrovia pode passar por mudanças. Um segundo trajeto, que por enquanto não passa de uma ideia, aproveitaria a antiga malha do Estado, ligando as cidades do Oeste a outro município portuário, possivelmente São Francisco do Sul.
Olga Zanella, diretora-executiva da ACII e uma das integrantes da comissão, afirma ainda que o Governo do Estado é um dos principais apoiadores deste trajeto inicialmente planejado.
“Se quiserem aproveitar para fazer também uma linha ferroviária passando por Mafra e São Francisco do Sul, será muito bom. Mas não abrimos mão da Ferrovia do Frango passar por aqui”, declara.
Setor portuário
Superintendente do Complexo Portuário do Itajaí-Açu, Antonio Ayres dos Santos Jr. detalha que o maior beneficiado com a obra é o produtor de congelados. Hoje esse tipo de carga chega ao porto por meio de caminhões, tendo alto custo. Com as estradas de ferro, o transporte da produção seria barateado, fomentando também o desenvolvimento de toda a indústria do Oeste e Meio-Oeste catarinense.
“Diminuindo o preço do transporte, o produto se torna mais competitivo e toda a cadeia econômica se beneficia. Hoje são 10 mil contêineres com congelados por mês no Porto de Itajaí, o que já é um volume extremamente significativo”, ressalta.