Redação (30/10/2008)- Um dos pontos preocupantes do impacto da crise mundial, além da falta de crédito, é a relação custo e receita. O alerta foi feito na reunião do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário da OCB, realizada na terça-feira (28/10) pelo representante nacional do Ramo Agropecuário e presidente da Cooperativa Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio. "O mercado sinaliza preços mais baixos para as commodities e o custo subiu muito para o plantio da safra", disse.
Atuação eficiente – De acordo com ele, as cooperativas podem melhorar o seu desempenho com uma atuação eficiente na gestão de seus recursos. Reduzir e trocar o endividamento de recursos mais caros por crédito mais barato são fatores que Baggio aponta para as cooperativas enfrentarem este momento de turbulência. Destaca ainda que, atualmente, o crescimento mundial dos países ricos está mais ancorado nos países em desenvolvimento como Brasil, China, Índia, entre outros. Para o gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, o momento é de falta de confiança no mercado. As instituições financeiras estão com muito critério para a liberação de recursos, promovendo incertezas na produção brasileira.
Financiamentos – O representante do Banco do Brasil, Antônio Pontoglio, disse que o Banco adiantou os financiamentos para suavizar a pressão para os produtores e informou que existem R$ 4,5 bilhões, de um total de R$ 13,78 bilhões, disponíveis para os agricultores. Pontoglio enfatizou que 25% dos produtores têm condições de garantias para adquirir os recursos disponíveis. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, solicitou que o Banco do Brasil estude mecanismos para que os demais produtores, que representam 75%, tenham acesso ao crédito.
Assuntos em pauta – A pauta de discussão incluiu assuntos como reforma tributária, o endividamento e a liberação de crédito rural. O técnico da Gerência de Mercados da OCB, Gustavo Prado, apresentou os resultados parciais da Expedição Safras 2008/2009, realizada nos Estados Unidos pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), e que contou com a participação de técnicos do Sistema Ocepar e da OCB. Os participantes da reunião do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário também acompanharam uma palestra sobre a Conjuntura do Agronegócio: Crise norte-americana e os mercados agrícolas", proferida pelo consultor da empresa Safras & Mercado, Flávio Roberto de França Junior. O superintende da OCB, Luís Tadeu Prudente dos Santos, e o secretário-executivo da OCB, Renato Nobile, também participaram das discussões que reuniu cerca de 30 representantes do setor agropecuário.