Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Impostos

Setores discutem proposta de desoneração

<p>Abef, Abipecs e Sindirações debatem alteração da tributação incidente através do PIS e COFINS e políticas de monetização.</p>

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs) e o Sindirações se reuniram ontem (17/11) para debater uma proposta de desoneração para esses setores do agronegócio. O encontro foi realizado durante agenda do Departamento de Agronegócios (Deagro) da Fiesp.

Essa proposta tem como base dois pontos: a alteração da tributação incidente através do PIS e do Cofins e uma política de monetização a partir de créditos tributários federais.

As entidades elaboraram, como subsídio ao Governo Federal, um estudo detalhando o impacto dessa desoneração em várias áreas da cadeia produtiva do agronegócio, como insumos, produção e comercialização.

“No caso da avicultura brasileira de exportação, estamos falando de um setor quase 100% nacional, que enfrenta uma conjuntura adversa devido à valorização do real e à queda dos preços médios da carne de frango no mercado internacional. Se foi viável para setores como indústria automotiva e indústria da chamada linha branca, a desoneração também pode ser estendida a esta atividade, que emprega 280 mil pessoas nos frigoríficos”, destacou o Presidente Executivo da Abef, Francisco Turra.