Redação (05/11/2008)- O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) esteve presente, na última semana de outubro, na Assembléia Geral da International Feed Industry Federation (IFIF), em Roma, Itália. O Diretor Executivo, Ariovaldo Zanni, representou a indústria de alimentação animal brasileira no encontro, que teve como objetivo escolher a nova diretoria de executivos da IFIF, elaborar a agenda do próximo ano para eventos do setor e discutir temas como segurança alimentar e boas práticas de fabricação. O novo Presidente da IFIF, Dave Cieslak, CEO da Cargill Animal, foi escolhido para presidir a entidade a partir de 2009. Mário Sérgio Cutait, Presidente do Sindirações, continua a compor uma das sete cadeiras da diretoria do IFIF, que engloba executivos de todo o mundo, até 2011.
Os participantes aproveitaram a oportunidade para elaborar a agenda da próxima reunião de agentes reguladores – a FEED REGULATORS MEETING – a ser realizada em Atlanta nos dias 26 e 27 de Janeiro de 2009, durante a International Poultry/Feed Exposition. A idéia central é focar na avaliação do pacote regulatório de cada nação e nos processos de análise e gerenciamento de risco que garantem a segurança dos alimentos oferecidos aos animais de produção. Nesse evento, será distribuído o Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos para Animais, que está em fase de revisão pela FAO. O Sindirações foi um dos principais responsáveis por elaborar o manual e o traduzirá para o português.
Entre os temas discutidos, estava também a realização do III Global Feed & Food Congress, que será em novembro de 2010, em Cancun, Méximo. O tema preliminar focará a Cadeia de Suprimentos da Nutrição Animal, com o slogan “From Farm to Fork”.
Segurança alimentar
O Diretor-Geral Assistente da FAO, Dr. Jim Butler, participou ativamente do evento a fim de detalhar os trabalhos conduzidos atualmente pelo CODEX ALIMENTARIUS e o CODEX ANIMAL FEED ELECTRONIC WORKING GROUP. Os últimos eventos envolvendo contaminação de alimentos por substâncias indesejáveis acentuaram a necessidade por regulação mais eficiente, a fim de manter o trânsito internacional de mercadorias e garantir alimento seguro, do campo à mesa.
Importância do evento
O evento anual tem sido uma oportunidade de indústrias de todo o mundo compartilharem experiências regionais e discutirem profundamente os efeitos da globalização sobre o comércio internacional e a preocupação do mundo moderno com relação à segurança alimentar.
O desafio de alimentar mais de 9 bilhões de pessoas nas próximas décadas e colaborar para preservação do meio ambiente tem exigido profunda reflexão em relação ao uso de grãos para alimentação humana/animal e produção de combustíveis.
Além disso, os setores público (FAO/ONU) e privado (IFIF) têm discutido como financiar as iniciativas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.